Login | Cadastro | Fale Conosco

0

Blog

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE USAR WHEY PROTEIN

terça, 12 de julho de 2022 às 11:13:06

 

O whey protein é o suplemento mais conhecido e mais utilizado por praticantes de exercícios físicos. Esse produto consiste em fornecer proteínas concentradas do soro do leite resultando no aumento da massa muscular ao longo dos treinos intensos, além de auxiliar na recuperação muscular e aumento da força. Esse suplemento geralmente é indicado para atletas que desejam obter tais resultados, como também no caso de pessoas que possuem carência de proteínas. 

Apesar desse produto ser extremamente popular e diversas pessoas usarem sem nenhum tipo de orientação, é muito importante obter conhecimento sobre o produto antes de ingeri-lo. Nos próximos tópicos serão abordados os principais pontos que são necessários saber antes do consumo do Whey Protein: 

 

A quantidade ideal de proteínas

Antes de cogitar ingerir mais proteínas, é necessário consultar um especialista na área para que possa orientar qual a quantidade ideal de proteínas para o organismo do indivíduo. Isso, segundo Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein, pode ser resolvido da seguinte maneira: um indivíduo saudável precisa de, em média, 1 a 1,2 gramas de proteínas diárias por quilo do seu corpo. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 quilos deve ingerir 60 a 74 gramas de proteínas por dia. Caso o objetivo da pessoa seja aumentar a massa muscular, essa quantidade pode aumentar para 1,2 a 1,4 gramas, equivalente a 74 a 88 gramas de proteínas por dia. 

É importante atentar-se ao limite que seu corpo suporta. Segundo um especialista em nutrição esportiva do Grupo de Pesquisa em Metabolismo do Exercício da Universidade McMaster, Stuart Phillips, pontuou que a quantidade máxima de proteína ingerida por vez deve ser de 25 a 30 gramas, mais do que isso o corpo não conseguiria absorver. 

Qual o tipo de whey ideal para você

Existem diversos tipos de Whey Protein, cada um com sua finalidade, entre eles: concentrado, hidrolisado, isolado e gourmet. Podendo existir algumas outras variações, mas esses são os principais e mais conhecidos. No caso do whey isolado, trata de uma fonte super pura do whey, praticamente sem nenhuma fonte de carboidrato e gorduras. Já o whey hidrolisado, se trata da proteína pré-digerida, ideal para pós-operatório de bariátricas ou para indivíduos com lenta absorção de proteínas. O whey gourmet a única diferença, em relação aos demais, é o sabor mais sofisticado, ideal para quem tem dificuldade na degustação desse tipo de produto. Por fim, o whey concentrado é o mais popular e o mais apropriado se o indivíduo não possui nenhuma das restrições acima.

Busque entender um pouco mais sobre cada um e do que seu corpo precisa antes de escolher um Whey Protein. 

Busque não substituir refeições sem orientação profissional

O Whey Protein serve como uma suplementação, e não substituição de refeições. Em casos de alguns atletas de alto rendimento isso pode até ser indicado, mas é preciso de uma aprovação de um especialista para que possa fazer isso sem riscos. Substituição de refeições é muito utilizada no intratreino, pessoas que praticam treinos extremamente intensos e possuem pouco tempo para a digestão. Porém, na maioria dos casos de treinos menos intensos, substituir uma refeição inteira pelo whey pode causar o efeito contrário do esperado, pelo fato de não suprir os outros nutrientes que o corpo precisa. 

Apenas o uso do Whey não vai trazer resultados 

A hipertrofia e o ganho de massa muscular, que é o objetivo da maioria que busca por esse tipo de produto, só acontecerá aliado com treinos de qualidade e constantes. O produto por si só não trará os resultados sozinho, é necessário um acompanhamento de um personal para montar um treino adequado e muita persistência do indivíduo